ESPECIALIDADE
 

A White Flight é especializada em soluções para minimizar e neutralizar os problemas de BASH vigentes no País.

BASH: Bird Aircraft Strike Hazard = “impacto Perigoso de uma ave à uma Aeronave”

É um termo aeronáutico que refere-se a uma colisão acidental. É uma ameaça comum aos aviões, é um problema real que em muitas ocasiões se transforma em fatal.


Como Chegar a Soluções

NAO EXISTE uma única solução para todos os problemas de BASH em todos os diferentes aeroportos do mundo. Cada caso deve ser estudado em forma individual, monitorando, conectando e analizando o comportamento do grupo de aves em questão.

Qualquer solução que se adote deve integrar-se a medidas de controle adicionais, como a remoção de focos de lixo, por exemplo. A solução deve ser particular e adaptar-se às condições de operação do aeroporto em que se vá utilizá-la. Até hoje se utilizam  vários sistemas mais ou menos eficazes, normalmente combinados,  para lutar contra esta problemática. Entre elas citamos:

- Ópticos/Visuais = luzes, laser, pirotecnia, balão aerostáticos
- Sonoros = auto falantes, ultrasônico, geradores, subsônicos e pirotécnico
- Físico/Químicos = repelentes químicos, canhões de fumaça
- Naturais = utilização de falcões reais, cachorro

Bombas sônicas e raios laser assustam os pássaros momentaneamente, porém depois de algum tempo perdem a eficácia, e abituam-se aos mesmos. A utilização do cachorro (Border Collie) é eficaz no solo, mas não no ar.


Comparativa entre falcoaria e FALCAO ROBÔ

   
FALCÃO NATURAL FALCÃO ROBÔ
  • O custo inicial e de manutenção de um falcão de uma variedade apropriada é muito elevado
  • Nao existe nenhuma possibilidade de manobrar
  • Existe a possibilidade de escapar e têm que ser equipados com um radiotransmissor para a sua localização e recuperação.
  • Durante ciclos biológicos importantes (acasalamento, muda, etc.) os falcões nao poden ser utilizados
  • De noite e em dias quentes (>36°C) nao podem voar
  • Nao se adaptam ao ambiente aeroportual e adoecem
  • Mediante a utilização do Falcão Robô Gbrs, se pode direcionar a fuga das aves que pretendemos desalojar e a direção mais conveniente para as operações de vôo, e neste sentido, o Falcão Robô é um sistema  pioneiro e único  com esta capacidade.
  • O controle que o operador tem sobre o robô, unido aos sistemas de segurança integrados "Fail Safe", coordenados permanentemente por pessoal de torre de controle permitem que as operações de desalojamento de aves da pista ocorram com absoluta segurança.
  • Falcão Robô Gbrs, é fácil de usar, com uma manutenção muito simples e sobretudo absolutamente ecológico que consome baterias e "zonas térmicas".
  • Pode voar em condiçoes médias de vento e altas
  • Pode voar todo o tempo que necessitar

Vantagens do Falcão Robô

- É uma unidade que pode voar e ser dirigida e controlada em todo momento
- É um equipamento completamente verificavel e desmontavel
- É ecológico
- Falcão-Robô pode direcionar a rota de fuga das aves
- E o melhor de todos. . . é EFETIVO.


FALCAO ROBÔ GBRS (Gregarious Bird Removal System)

FALCAO ROBÔ GBRS Gregarious Bird Removal System) è um aeromodelo que imita perfeitamente o homólogo natural, “Accipiter Gentilis” o AZTOR que é a mais poderosa e agressiva ave do hemisfério boreal.

Com os protocolos de vôo, (circular, de ataque, de sobrevôo, de observação), permite desalojar as aves na zona infectadas, e que devido a sua particular forma, provoca na aves uma reação natural repetitiva de medo, que produza ruído de alarme. 

Foi concebido com o objetivo de dispersar as aves de uma forma rápida, controlada e não letal, já que elas podem causar problemas, principalmente nos aeroportos, e apresentar resultados de longa duração nessa zona.


Na verdade, foi observado que os estímulos artificiais, principalmente os estáticos e repetitivos, até agora empregados em aves para assustar e dispersar, em tempo pouco tempo levou a habituação e à falta de resposta, portanto, tornar-se ineficaz.

A idéia de usar um falso "predador natural" surgiu de seu inventor, o Dr. Paolo Iori - Bird Raptor Internacional S.L., que estudou as razões profundas etológicas que se tem das aves de rapina inata. Ele passou anos estudando e recebendo informações sobre a falcoaria, o comportamento das aves, e os problemas de colisão com aves, juntamente com procedimentos de segurança do aeródromo, a fim de produzir um dispositivo que poderia ser adequado para ser utilizado sem problemas dentro de aeroportos.

O resultado de seu esforço é um controle remoto do robô voando perfeitamente, que simula a forma de um predador natural. Ao voar, o robô responde a métodos de caça natural de um raptor específico, e a maneira como ele é operado é uma das principais razões pelas quais o dispositivo é tão profundamente eficiente em assustar as aves para outro destino.

 

Funcionamento


O sistema é composto por uma ou mais aeronaves modelo "FALCO ROBÔ GBRS", um controle remoto (definido em freqüências de rádio autorizada) e um kit de manutenção pequeno.

O modelo pode ser montado e desmontado facilmente, e esta característica torna o transporte mais fácil à garagem.
 
 

Ficha Técnica

 

Principais ZONAS de Atuação

– AEROPORTOS
– ATERROS SANITÁRIOS
– PORTOS COMERCIAIS E ESPORTIVOS
– CENTRAIS TÉRMICAS, EÓLICAS, SOLARES
– AGRICULTURA


Principais Experiências Internacionais com o uso do Falcão Robô

Aeroporto Internacional Cristóvão Colombo, Gênova O aeroporto mais próximo e as características atraentes para pássaros
   

Aeroporto Internacional Roma Fiumicino

  • Um protocolo de testes experimentais foi realizado em Roma, Fiumicino Aeroporto 19/06 a 19/07/2008, com o objetivo de avaliar a resposta das aves para o dispositivo e sua duração eficaz.

  • O experimento consistiu em dois vôos diários-modelo (invasões), uma no amanhecer, e o segundo no final da tarde, durante cinco dias por semana.

  • A estratégia de vôo do modelo foi baseada em dois tipos de ações:


  • - Tática (curto prazo): o modelo de ataques diretamente as aves presentes no vôo ou no solo;

    - Estratégica (longo prazo): quando não são aves na área, o modelo simula a ação de patrulhamento Goshawk acima do seu território de caça.

  • Reações de aves foram registradas em formulários de comunicação padrão, onde todos os dados foram coletados.


Principais aves envolvidas em problemas no BRASIL

Coragyps atratus Vanellus chilensis Athene cuniculari Polyborus plancus
       
Ardea alba Columba livia Buteogallus urubitinga Hirundo rustica


Universidades envolvidas no Estudo do Falcão Robô e suas aplicações

- UNIVERSIDADE POLITECNICA DE MADRID - EUITA-AAIA
- UNIVERSIDADE DE PURDUE (INDIANA)-USA
- UNIVERSIDADE DE ROMA “LA SAPIENZA”-ITA

 
 
 
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